Programa brasileiro da qualidade e produtividade do habitat

Sistema Nacional de Avaliação Técnica - SINAT

A inovação tecnológica na produção habitacional é um tema que sempre esteve presente nas preocupações de toda a cadeia produtiva da construção civil.

      Para analisar o desempenho de produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas, se faz necessária a harmonização de procedimentos, para assegurar que todos os aspectos relevantes ao comportamento em uso desses novos produtos de construção sejam considerados durante a avaliação.
O Sistema Nacional de Avaliação Técnica - SINAT é uma iniciativa de mobilização da comunidade técnica nacional para possibilitar e dar suporte à operacionalização desse conjunto de procedimentos que devem ser reconhecidos por toda a cadeia produtiva da construção civil para a avaliação desses novos produtos.

      Para a implementação do SINAT no processo de avaliação dessas novas tecnologias é necessário que seus princípios gerais sejam observados. Credibilidade do Sistema, Transparência em todas as ações, Representatividade de toda a cadeia produtiva nas instâncias de decisão,e Imparcialidade e Autoridade na escolha dos técnicos representantes dos diversos setores da cadeia produtiva são alguns desses princípios.É importante destacar que a participaçãodos representantes da cadeia produtiva, nas instâncias deliberativas do SINAT, não pode ser entendida como uma delegação para a defesa de interesses setoriais ou regionais, mas sim como uma parcela de contribuição de cada setor produtivo e de cada região do país para o desenvolvimento tecnológico na produção habitacional.

 

Localização

Rua Waldemar P. Silveira, 3-90 Distrito Industrial Bauru - SP
Kimetais © 2017 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem